POR QUE CURITIBA FOI ELEITA A CIDADE DO PRÓXIMO MUNDIAL?
Para isso, temos de voltar no tempo, e contar um pouco da história do grupo Muzenza de Capoeira:
Em outubro de 1975, chega a Curitiba – Paraná – Mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio de Janeiro, decide fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no Sul do Brasil. Ele fez isso implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da Capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras.
Mais de 20.000 alunos já passaram pelo Grupo Muzenza de Curitiba e, hoje, o Grupo se faz presente em 26 estados brasileiros e em 47 países, buscando sempre os fundamentos e as raízes da capoeira através de muita pesquisa.
Desde 1975, o Grupo passou a ser presidido pelo Mestre Burguês.
Será que as informações acima seriam suficientes para eleger Curitiba a sede do próximo Mundial da Muzenza? Para alguns sim, para outros, talvez não. Sendo assim, vamos falar sobre a cidade, sua estrutura e sua importância para o Brasil. Curitiba é a cidade mais verde do país e da América Latina, de acordo com o relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. A pesquisa considera e pontua oito pontos de sustentabilidade em cada cidade.
As categorias são: energia e emissões de CO2, opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global. Das dezessete cidades avaliadas na América Latina, a capital paranaense é a única com pontuação acima da média na avaliação geral, tendo como destaque a qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana. No relatório, Curitiba é destacada por sua abordagem histórica de cuidados com o meio ambiente, aliado a isso, Ela é, ainda hoje, a Capital que detém o melhor transporte público do país, onde se locomove por quase toda cidade pagando apenas uma única passagem de ônibus.
A rede Hoteleira, também foi muito importante nessa avaliação, pois temos aos arredores da Sede do Grupo Muzenza (nosso TEMPLO), infinitas opções de Hotéis, Pousadas e Hostels. Na gastronomia, Curitiba é apontada como uma das cidades brasileiras com a maior diversidade gastronômica da América do Sul. É uma capital que foi fundada por diversas etnias (italianos, poloneses, alemães, japoneses, chineses, holandeses, ucranianos, africanos) o que proporcionou uma enorme diversidade cultural e gastronômica. Por isso Curitiba é reconhecida, mundialmente, como a capital européia do Brasil.