Mundial Muzenza 2023 PRESENÇAS INSCRIÇÕES Curitiba Janeiro 2023 Mundial Muzenza 2023 Mundial Muzenza 2023 11º Mundial Muzenza & Muzenza 50 Anos PRESENÇAS INSCRIÇÕES Mundial Muzenza 2023 Curitiba Janeiro 2023 Mundial Muzenza 2023 Loja Oficial Muzenza Muzenza Wear Mundial Muzenza 2023

Muzenza 50 Anos

11º Mundial Muzenza

Janeiro 2023 - Curitiba - Paraná

POR QUE CURITIBA FOI ELEITA A CIDADE DO PRÓXIMO MUNDIAL?

Para isso, temos de voltar no tempo, e contar um pouco da história do grupo Muzenza de Capoeira:

Em outubro de 1975, chega a Curitiba – Paraná – Mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio de Janeiro, decide fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no Sul do Brasil. Ele fez isso implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da Capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras.

Mais de 20.000 alunos já passaram pelo Grupo Muzenza de Curitiba e, hoje, o Grupo se faz presente em 26 estados brasileiros e em 47 países, buscando sempre os fundamentos e as raízes da capoeira através de muita pesquisa.

Desde 1975, o Grupo passou a ser presidido pelo Mestre Burguês.

Será que as informações acima seriam suficientes para eleger Curitiba a sede do próximo Mundial da Muzenza? Para alguns sim, para outros, talvez não. Sendo assim, vamos falar sobre a cidade, sua estrutura e sua importância para o Brasil. Curitiba é a cidade mais verde do país e da América Latina, de acordo com o relatório Green City Index (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. A pesquisa considera e pontua oito pontos de sustentabilidade em cada cidade.

As categorias são: energia e emissões de CO2, opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global. Das dezessete cidades avaliadas na América Latina, a capital paranaense é a única com pontuação acima da média na avaliação geral, tendo como destaque a qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana. No relatório, Curitiba é destacada por sua abordagem histórica de cuidados com o meio ambiente, aliado a isso, Ela é, ainda hoje, a Capital que detém o melhor transporte público do país, onde se locomove por quase toda cidade pagando apenas uma única passagem de ônibus.

A rede Hoteleira, também foi muito importante nessa avaliação, pois temos aos arredores da Sede do Grupo Muzenza (nosso TEMPLO), infinitas opções de Hotéis, Pousadas e Hostels. Na gastronomia, Curitiba é apontada como uma das cidades brasileiras com a maior diversidade gastronômica da América do Sul. É uma capital que foi fundada por diversas etnias (italianos, poloneses, alemães, japoneses, chineses, holandeses, ucranianos, africanos) o que proporcionou uma enorme diversidade cultural e gastronômica. Por isso Curitiba é reconhecida, mundialmente, como a capital européia do Brasil.

O Grupo Muzenza de Capoeira tem, em sua base ancestral, o desenvolvimento cultural, o respeito a diversidade e o espírito desbravador. Isso nos levou a estar presente em, praticamente, todo o globo terrestre. Entendemos que Curitiba representa todo nosso “espírito ancestral”, pois tendo nosso TEMPLO MAIOR, situado nesta bela cidade, que sempre acolheu a toda comunidade Capoeirística, de braços abertos, optamos em realizar o 11º CAMPEONATO MUNDIAL ABERTO DE CAPOEIRA MUZENZA 2023, na cidade que representa toda a história da Capoeira do Grupo Muzenza. Para você, que não conhece Curitiba e, não teve a oportunidade de conhecer o TEMPLO, essa é uma oportunidade única de ver sentir a energia do local, onde tudo começou! Oportunidade de conhecer o berço de mais de vinte mil capoeiristas, que já passaram por aqui! Conhecer o local de aprendizado dos grandes Mestres da Muzenza, que ali foram forjados no mais duro aço. Venha participar da tradicional roda da XV, onde eram formados os guerreiros Muzenza.

Conhecer e vivenciar a roda no templo, onde já jogaram os maiores Mestres da Capoeiragem Mundial como: João Pequeno, João Grande, Canjiquinha, Moraes, Paulo dos Anjos, Gato Preto, Gigante, Nenel, Formiga, Dois por Um, Barba Branca, Escurinho, Pelé da Bomba, Ezequiel, Cabeludo, Dinho, Grandão, Itapoãn, Jogo de Dentro, Odilon, Raimundo Dias, Mintirinha, Paulão, Korvão, Sillas, Hulk, Paulinho Godoy, Martins, Gegê, Garricha, Gato, Peixinho, Tony Vargas, Touro, Boneco, Ephrain, Korvinho, Sueli Cota, Marcão, Ramos, Reginaldo Pimental, Edvaldo Baiano, Bocka, Leopoldina, Suassuna, Joel, Gladson, Brasilia, Valdenor, Lima, Bandeira, Roberto Itabuna, Ananias, Barrão, Suino, Mão Branca, Paulão Ceará, Val Boa Morte, Acordeon, Sapo, entre muitos outros Mestres.

Enfim, foram inúmeros pré-requisitos, que nos levaram a entender que Curitiba esta apta para receber o MUNDO DA CAPOEIRAGEM MUNDIAL para sediar esse que é nosso maior cartão postal hoje, O 11º CAMPEONATO MUNDIAL ABERTO DE CAPOEIRA MUZENZA.

Não fique de fora, venha beber a água da fonte, local onde você poderá ter contato com a História VIVA da Muzenza!

Existem pessoas que sabem da História ! Existem pessoas que viveram a História ! Existem pessoas que podem viver novamente essa História! Faça parte desse grupo de pessoas que poderão contar por toda sua vida, a experiência de ter vivenciado o maior evento do Grupo Muzenza de Capoeira, onde tudo começou!

Toda água é boa, mas a “água da fonte é pura!

Curitiba te espera com os Berimbaus prontos!
Venha e traga o seu Axé.

Mestre Burguês

Mestres do Grupo Muzenza

Mestres do Grupo Muzenza

Conheça os Mestres Presentes no 11º Mundial

Mestres Convidaods

Mestres Convidados

11º Mundial Muzenza
Mestres Convidados

Filiado

Superliga de Capoeira

Apoio

Apoio Prefeitura de Curitiba

Apoio

Muzenza Wear

Apoio

Apoio Busca Longe Instrumentos de Capoeira

Apoio

Apoio Secretaria Municipal de Esportes Curitiba

Filiado

Associação Internacional de Capoeira

Prepare-se!

O 11º Mundial Muzenza está chegando!

0
%
pt Portuguese
X